quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Medicamento não mascara teste do bafômetro, diz Vigilância Sanitária em SE



Para tentar burlar as novas exigências da Lei Seca, muitos motoristas passaram a usar um medicamento para mascarar os efeitos do álcool na hora do teste do bafômetro em Sergipe.

Metadoxil só pode ser usado sob prescrição médica, afirma diretor.
Remédio pode causar sonolência e até graves convulsões.
Sem eficiência comprovada, o diretor da Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual de Saúde, Antônio Pádua Pombo, explica os riscos que esse o Metadoxil, de tarja vermelha, pode trazer ao organismo.

“Esse é um medicamento que só pode ser vendido sob prescrição médica, pois é usado nos casos de abstinência do álcool e alterações hepáticas para aqueles que estão em um tratamento médico. Usado de forma errada ele pode causar transtorno gástrico, erupção cutânea, taquipneia (aumento da frequência respiratória) além de convulsões”, explica.

Antônio Pádua explica ainda que não existe nenhuma comprovação da eficácia do medicamento em mascarar qualquer resultado no teste do bafômetro, já que ele é um lançamento no mercado farmacêutico que ainda passa por testes corretivos. “Na verdade ele provoca a sonolência e alterações no comportamento. No caso de grávida ingerir, os efeitos reversos podem atingir a própria criança”, afirma.

O diretor faz um alerta aos donos dos estabelecimentos farmacêuticos no estado, que devem se atentar para o aumento nas vendas. “Como esse medicamento só pode ser vendido com a receita médica, os donos das farmácias precisam se atentar para o aumento na procura. Também estamos realizando vistorias para a devida orientação. Caso o estabelecimento descumpra a lei, ele estará sujeito as penalidades legais”, informa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário